O Jogo da Memória é uma maneira lúdica e divertida de estimular o cérebro, desenvolvendo a memória visual e a capacidade de concentração. Uma excelente atividade não só para crianças mas também para adultos de todas as idades!
Não só contribui para um bom desenvolvimento intelectual na infância como ajuda a manter capacidades essenciais ao longo da vida. Sem dúvida que é uma excelente atividade para realizar entre amigos, familiares ou para educadores de infância e professores realizarem em ambiente escolar. Também é indicado para animadores socioculturais realizarem com seniores em centros dia, lares, etc.
A parte boa deste jogo é que pode ser executado em qualquer lugar, sem precisarmos de nenhum tipo de material específico! Precisamos apenas de objetos, não interessa quais sejam.
A ação do jogo é sempre realizada entre dois participantes: o moderador e o jogador. Estes cargos podem ir sendo alternados entre partidas.
1º O moderador da atividade começa por colocar os objetos, um por um, em cima de uma mesa, por exemplo. Vai mencionando em voz alta o nome de cada um. Podemos começar o jogo com poucos objetos e ir aumentando entre partidas, pois a quantidade total de objetos em cima da mesa vai ditar o grau de dificuldade do jogo.
2º Quando todos os objetos estiverem apresentados, o jogador deverá tapar/vendar os olhos enquanto o moderador retira um item às escondidas.
3º Agora, está na hora do desafio! O jogador deverá recorrer à sua memória visual e dizer qual dos objectos está em falta, dentro do tempo previamente estipulado!
Sugestão: No caso de haver necessidade de inserir mais jogadores, pode-se fazer um concurso e criar uma tabela para anotar os pontos. Escusado será dizer que, no final de todas as partidas, quem tiver mais pontos vencerá o concurso do Jogo da Memória.
Assista ao meu vídeo, exemplificando esta atividade, clicando AQUI!
Comments