top of page

Equipa do Palhaço Sorriso

MAGIMAX

Equipa do Palhaço Sorriso

MAGIMAX

Medo de Palhaços

É muito comum ouvir-se falar neste tema. Eu, como palhaço e como devem imaginar, lido com este assunto diariamente. Então, resolvi escrever um artigo sobre este tópico! O porquê, como lidar e ultrapassar o medo de palhaços, dando aqui o meu feedback e experiência.


As crianças e adultos não costumam ter medo do Palhaço Sorriso. Palhaço Sorriso contribui para superar as fobias.

O porquê?


Na maior parte dos casos, este medo ou receio vem da infância e de um primeiro contacto ou, até, é passado inconscientemente pelos pais ou pessoas próximas. As crianças são como esponjas e apreendem e espelham muitas das características daqueles que as rodeiam. Quando se fala de medo de palhaços, também se pode falar de medo do Pai Natal e de outras figuras fantasiadas. Vejamos... Um bebé ou uma criança está habituada diariamente a conviver com seres humanos, com uma determinada aparência física. Quando lhe surge uma figura diferente, extravagante, que foge drasticamente à imagem a que está habituada e com a qual se sente familiarizada, há um botão no seu cérebro que liga o seu instinto natural de sobrevivência. Esse é um momento delicado, pois essa experiência vai determinar a sua empatia e relação com "o ser humano de forma diferente".



Como lidar e ultrapassar o medo de palhaços?


Ao longo dos anos, os pais têm-me sempre perguntado o que tenho eu de diferente, pois o filho costuma ter pânico de palhaços e que isso comigo não aconteceu ou que isso mudou no momento em que o filho me conheceu.


A verdade é que sempre tive uma sensibilidade apurada e um cuidado extremo na forma como faço a primeira abordagem. Quando me apercebo de que uma criança chega ao espaço em que estou, que está desconfortável com a minha presença, nunca me aproximo. O contacto tem de acontecer com naturalidade. A naturalidade é o truque. Se a criança está com receio, ela vai precisar de tempo para se habituar, para observar a minha atitude e a atitude das outras crianças para comigo, para ficar confortável, para perceber que é seguro e divertido. Eu não a abordo! Ela, quando se sentir à vontade e confiante, procurar-me-á. O máximo que faço é acenar-lhe a uns metros de distância.


Palhaços mostram como as crianças podem ultrapassar a fobia de palhaços. Um artigo sobre o porquê e a associação dos palhaços aos filmes de terror.

É muito comum os pais, familiares e educadores de infância tentarem forçar o contacto e a aproximação, dizendo para não terem medo, o que tem geralmente o efeito inverso: faz aumentar o receio da criança, piora a situação, podendo levar a um estado de pânico. Quando dizemos a uma criança "não tenhas medo" numa situação em que ela já se sente desconfortável, ela poderá receber a informação de forma diferente: "atenção, isto pode ser perigoso". Muitas vezes, com esse tipo de alertas, é sugerido inclusive um receio que, muitas vezes, a criança nunca sentiu ou sentiria.


Em alguns casos, uma má experiência num primeiro contacto na infância, pelos motivos anteriormente descritos, pode contribuir para o desenvolvimento de fobias, que são transportadas até à fase adulta e que devem ser ultrapassadas, como quaisquer outras, com a ajuda de profissionais especializados, como psicólogos e outros terapeutas.


O falso medo de palhaços

São famosos e populares os filmes de terror com palhaços entre a comunidade mais jovem. É recorrente assistir-se precocemente a este tipo de filmes, quando as crianças não têm ainda a maturidade suficiente para os ver, passando depois a associar o receio e o susto à figura do palhaço.


PALHAÇOS ASSASSINOS | FILMES DE TERROR | Palhaços mostram como as crianças podem ultrapassar a fobia de palhaços. Um artigo sobre o porquê e a associação dos palhaços aos filmes de terror.

Se é certo de que o desconforto de assistir a um filme de terror pode assombrar a nossa memória durante algum tempo, acentuando fobias ou sugerindo novas, é importante salientar que o poder sugestivo dos filmes de terror leva muitas vezes não propriamente ao desenvolvimento da fobia, mas ao instaurar do preconceito para com os palhaços.


Muitas vezes, desconstruo o preconceito às crianças mais velhas, dizendo-lhes: "da mesma forma que há pessoas boas e más, também há palhaços bom e maus. Não se esqueçam nunca de que os palhaços são pessoas". Esse preconceito estereotipado e redutor, muitas vezes ofensivo para com os profissionais da animação que estão num evento a dar o seu melhor, é errado, injusto e deve ser combatido, nomeadamente desconstruindo a ideia de que é "fixe" dizer que os palhaços são "assassinos" e passando a valorizar o lado colorido, alegre e, ao fim e ao cabo, contrário - e que é a verdadeira natureza - do que é ser-se palhaço. Para rematar e completar, gostaria apenas de vos deixar uma outra ideia: uma coisa é não gostar de palhaços. Outra diferente é ter medo de palhaços. Desconfio que, muitas vezes, há quem as confunda.




70 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Equipa do Palhaço Sorriso

MAGIMAX

Pirata para animação de eventos infantis
Animadora Infantil - Pequena sereia
bottom of page